Apoiar no desenvolvimento de novos profissionais está na essência da Radix que, como empresa formadora, mantém relação próxima com os principais centros de ensino do país. Unindo a experiência dos profissionais com o sucesso das soluções oferecidas em engenharia e software, a empresa, por meio da Universidade Radix, está à frente de uma iniciativa de capacitação em Ciência de Dados voltada para estudantes de Engenharia Química, de Petróleo e de Processos.
O objetivo é apresentar a área de ciência de dados, ampliar o horizonte de atuação dos futuros engenheiros e engenheiras, além de compartilhar conhecimento obtido por meio de projetos executados pela Radix e oportunidades.
O cientista de dados da Radix, Ícaro Zelioli, lidera a iniciativa que acontece com duas propostas que se complementam nas universidades: Palestras em Dados e Minicurso em Dados, ambos EAD.
– É uma oportunidade para os estudantes ouvirem e entenderem que tipo de desafios os espera fora dos muros da faculdade. Ajuda a entender quais habilidades lhes serão mais requeridas no mercado de trabalho, e o que eles precisam focar em aprender para seguir seus respectivos sonhos profissionais. Acredito muito no potencial benéfico que a integração entre mercado e universidade pode trazer aos alunos. O estudante pode ter noção do que as empresas que ele se interessa estão trabalhando e como elas atuam na resolução dos seus problemas. Explicou.
Ao longo de 2022, o cientista, com o apoio da UR, já ministrou palestras e minicurso para alunos diversas instituições do Brasil como UFMG, UNIFESP, Unicamp e UFSCar. Devido sua trajetória profissional e formação em Engenharia Química, Ícaro entende, de forma prática, como a difusão dessa formação pode ser determinante para guiar os passos dos futuros profissionais.
– Desde a faculdade de engenharia química eu sempre gostei de estatística. Fiz a matéria duas vezes, e não porque reprovei, mas sentia que uma vez eu não tinha aproveitado tudo que podia. Minha mente sempre foi pautada por perguntas do tipo “E se…?” e a estatística é uma ferramenta sensacional para responder tais questionamentos. Iniciativas como estas certamente teriam chamado minha atenção pelas possibilidades que um cientista de dados pode fazer, principalmente na área de engenharia química, e me ajudaria a focar melhor na perseguição desse sonho.
Durante as palestras, além de apresentar a Radix como fornecedora de soluções de engenharia e software, ele aborda pontos da sua carreira e como se encontrou no universo de dados. Já no curso, uma solução de dados é desenvolvida do zero, voltada para a manutenção preditiva, explorando dados usando a linguagem Python, corrigindo os principais problemas de qualidade e fazendo análises dos para obter insights. Ao final são construídos modelos preditivos para determinar o tempo de vida útil restante de um equipamento.
Os encontros são, também, um espaço para a Radix divulgar oportunidades, observar talentos e fazer recrutamento de alunos que tiverem mais destaque nesses espaços.