Radix colabora com ONGs para melhorar plataforma de monitoramento de superfície de água na Amazônia. Com novo design e funcionalidades, a plataforma torna dados acessíveis e fáceis de visualizar.
Nas últimas três décadas, a área da Amazônia coberta por ambientes aquáticos vem diminuindo cerca de 350 km² por ano, em dados do Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil. Estas organizações não governamentais vêm, há anos, trabalhando no desenvolvimento de novas metodologias para o mapeamento da superfície de água a partir de sensores de satélite, tecnologias de processamento de dados em nuvens de computadores e uma análise dedicada de pesquisadores e agora contam com a participação da Radix.
Com interface amigável para usuários de perfis diferenciados – técnicos e não técnicos: instituições parceiras, academia, governo e tomadores de decisão dos diferentes setores da sociedade, a novidade representa uma oportunidade para melhorar o monitoramento e gestão dos corpos hídricos no Brasil e um significativo avanço para o entendimento de uso e ocupação do território brasileiro, como um todo.
Através de um processo de design sprint totalmente adaptado às características do projeto, a Radix ajudou a construir o painel de controle do mapeamento de águas, incluindo direcionamentos claros, construção de protótipos do sistema, avaliação da tecnologia necessária para construir a plataforma e uma estimativa financeira dos recursos, humanos e de infraestrutura, para seu desenvolvimento.
– O design sprint é um processo de resolução de problemas que combina pensamento criativo e crítico para que as melhores ideias sejam organizadas, decisões sejam tomadas, situações sejam melhoradas e conhecimento seja adquirido de maneira ágil. Dessa forma, ao final do trabalho podemos ter mapeadas as principais necessidades dos usuários e a consolidação da melhor solução através de protótipos. O time da Radix customizou etapas do Design Sprint, adequando-o ao público, necessidades e agenda disponível dos participantes – explica Nelson Filho, gerente de projetos na Radix e responsável pelo projeto.
O objetivo do projeto, atingido com louvor, foi catalisar o diálogo entre as diversas partes interessadas, orientando decisões tecnicamente embasadas para o desenvolvimento sustentável o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos por meio de dados precisos e acurados, coletados de maneira sistemática e disponibilizados sem restrições.