A Radix, em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) avança para uma nova fase de um projeto de P&D que, há cinco anos, tem promovido melhorias significativas na gestão das usinas hidrelétricas do Complexo do Rio das Antas (CERAN).
O sistema, tem inteligência artificial embarcada e faz a programação diária da operação das usinas, apresentando a operação ótima do complexo em tempo real. Com essa tecnologia, o sistema oferece simulações individuais para controle de perturbações e automatiza o planejamento da operação, garantindo maior assertividade na tomada de decisões.
Para esta nova fase, iniciada em 2024 dentro do novo programa de PD&I da ANEEL, a ferramenta será ampliada com novas funcionalidades e adaptada para ser facilmente replicável tanto em outras usinas quanto para outros agentes do setor elétrico.
“A primeira fase do projeto foi entregue com excelência, e mantemos as portas abertas com a CPFL executando outros importantes projetos em parceria. Fechar mais esse contrato mostra o reconhecimento do nosso trabalho e garante a oportunidade não só de expandir a ferramenta com novos recursos, mas também de proporcionar ao setor elétrico uma solução inovadora, eficiente e sustentável”, comenta Flávio Loução, Gerente Geral de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Radix.
Saiba mais sobre o início da nova fase do SOG clicando aqui!
E continue acompanhando o LinkedIn e Instagram da Radix para não perder os próximos grandes marcos deste projeto e ficar por dentro do que temos feito ao redor do Brasil e do mundo.