A Radix foi reconhecida como a 2ª Melhor Empresa para se Trabalhar em Tecnologia da Informação em 2024, na categoria grandes empresas, segundo o Great Place to Work (GPTW). A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, em São Paulo.
“Mais do que uma empresa de tecnologia, a Radix é uma empresa de pessoas que fazem projetos de tecnologia. Priorizamos nossos colaboradores e clientes, que sempre estiveram no centro da nossa estratégia”, ressalta João Carlos Chachamovitz, CEO da Radix.
Para atrair e reter talentos, a empresa investe em ações que vão desde criar um ambiente de trabalho saudável, com mentorias e oportunidades de aprendizado, até proporcionar aos colaboradores um equilíbrio do trabalho com a vida pessoal. Em 2023, a empresa registrou um turnover de apenas 1,18%, índice considerado baixo para o mercado de tecnologia.
A companhia criou o modelo Radix Everywhere, que prioriza o trabalho remoto a partir do conceito de “remote first”. Os radixers também contam com benefícios diferenciados (como suporte a saúde mental através de médico consultor e um programa com terapia e meditação online, além de licenças maternidade e paternidade estendidas), ambiente colaborativo e inovador, além de um programa próprio de capacitação e aperfeiçoamento focado no desenvolvimento contínuo, em linha com as melhores práticas do mercado. A empresa possui uma universidade corporativa própria, que oferece diversos treinamentos e capacitações para os funcionários em linha com a estratégia da empresa.
Segundo a head de Gente & Gestão, Daniella Gallo, a gestão baseada em competências e a promoção de uma cultura centrada nas pessoas garante que o desenvolvimento dos radixers seja uma prioridade. “O segredo é investir nas pessoas para que todos possam crescer junto com a empresa. Temos uma comunicação aberta, com transparência, que também faz a diferença e garante que todos estejam confortáveis para expor seus pensamentos, ideias e seus pontos de vista”, explica.
O compromisso com os programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) é outro ponto forte na gestão de pessoas da Radix. Entre as iniciativas estão o Radix por Elas, programa de aceleração feminina e capacitação para liderança, que dispõe de cursos, mentorias e capacitações de parceiros do mercado, além do suporte profissional, psicológico e orientações internas; e o Impulsionando Talentos, programa para alunas e alunos negros que ingressaram no Ensino Superior pelo sistema de cotas, em parceria com universidades públicas do Rio de Janeiro. A Radix oferece estágio, apoio financeiro, curso de inglês, suporte às vivências e rotinas acadêmicas e mentoria de carreira para esses jovens.
Desde a sua fundação, em 2010, a companhia figura na lista do GPTW. A Radix passou de 8 funcionários para cerca de 1800 atualmente, atuando em um mercado em que a competição pelos melhores profissionais está cada vez mais acirrada.
A equipe multidisciplinar da Radix reúne engenheiros, cientistas de dados e desenvolvedores com profundo conhecimento em projetos e operações, experiência industrial e metodologias ágeis e eficientes.