Durante o mês de abril, a Radix compartilhou uma iniciativa alinhada com os princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa: uma parceria com o ambulatório da Unifesp para treinamento de futuros colaboradores com transtorno do espectro autista (TEA). Com o apoio da Unifesp, a Radix consolidou a contratação de três profissionais com TEA e tem orientado todas as etapas de integração dessas novas pessoas na empresa.
Os adultos com transtorno do espectro autista enfrentam diversos desafios na conquista e permanência de postos no mercado de trabalho, principalmente por causa de suas características. Por isso, todo o processo seletivo foi inclusivo, com adequação do formato das perguntas, revisão do roteiro pelo time da Unifesp e compartilhamento prévio das perguntas com os candidatos.
O treinamento, desdobrado em duas etapas, foi ministrado por uma equipe multidisciplinar da Unifesp para as equipes de Gente & Gestão, TI e as horizontais da Radix. O processo onboarding também foi adaptado e fracionado com as lideranças, Departamento de Pessoal, Universidade Radix, TI e Cibersegurança assim como o material escrito com orientações sobre benefícios e acessos.
Semanalmente, o time de Gente & Gestão se reúne com os gestores para acompanhamento do processo de integração e acolhimento dos profissionais nas equipes. A representante de Diversidade, Equidade e Inclusão Natalie Pletsch comentou a iniciativa:
– Esse processo funciona como um aprendizado contínuo e recíproco para a Radix. Estamos muito felizes com o retorno e feedbacks que estamos recebendo. Como esperávamos, recebemos muitas manifestações de pessoas apoiando a iniciativa e querendo contribuir de alguma forma.
Além da chegada de pessoas com TEA, a Radix está se preparando para o lançamento de mais uma iniciativa de diversidade e inclusão. Dessa vez, um programa de capacitação em tecnologia, que tem o objetivo de oferecer formação técnica gratuita e acessível, assim como oportunidades de carreira para pessoas com deficiência.