O dia 11 de fevereiro é reconhecido como o Dia Internacional da Mulheres e Meninas nas Ciências. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU em 2015 para incentivar a quebra de barreiras impostas às mulheres nas ciências, engenharias e outras áreas de pesquisa científica e tecnologia.
Em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia e 40% dos graduados em ciência da computação e informática. Para a Radix, é um compromisso ajudar a elevar esses índices e criar espaços para que mais mulheres entrem nessas áreas tão importantes para a construção e manutenção da sociedade.
A equidade de gênero é um dos pilares do nosso programa de DEI e, através dele, buscamos ações efetivas para acolher e capacitar cada vez mais meninas e mulheres na tecnologia e nos diversos segmentos da ciência.
Para celebrar este dia e fomentar o conhecimento, resolvemos deixar indicações culturais para inspirar a todos e todas. Afinal, a melhor maneira de se aprofundar no assunto é através de boas histórias. Confira:
– O filme Estrelas Além do Tempo conta a história de três importantes cientistas negras que foram pioneiras na NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA).
– O podcast “A ciência como ela é”, da Folha de SP, dramatiza dificuldades de ser mulher e cientista no nosso país.
– O livro “Histórias para inspirar futuras cientistas” (Edições Livres/Fiocruz), projeto da Fundação Oswaldo Cruz, busca inspirar crianças e adolescentes a seguir seus sonhos de cientista.