Radix otimiza Operações de Usinas Hidrelétricas no Sul do Brasil com Solução Inovadora de Gestão de Ativos e Manutenção Preditiva. Com a equipe de PD&I, a empresa está ajudando a garantir a eficiência e aumentar a vida útil das usinas hidrelétricas em Campos Novos e Barra Grande.
Com previsão de entrega para o fim de 2023, cerca de 10 pessoas estão trabalhando no projeto, entre profissionais de engenharia, ciência de dados, design e desenvolvedores. A meta é entregar uma solução que gere, entre os principais ganhos, uma redução de indisponibilidade e paradas de máquinas, uma otimização do ciclo de vida de ativos e uma menor necessidade de estoque em campo.
— O produto em desenvolvimento vai ter a capacidade de orquestrar múltiplos modelos com um objetivo em comum, seja a predição de anomalias ou monitoramento da saúde das UGs, selecionando o melhor resultado a partir de métricas pré-definidas. Isso vai permitir que sejam acoplados modelos de diferentes fabricantes e, a partir de técnicas distintas, possibilitando que a ferramenta seja adaptável, replicável e evoluível – comenta Leonardo Vianna, líder do projeto na Radix.
Lado a lado ao cliente
Com o objetivo de fortalecer a cultura digital e as habilidades tecnológicas nas organizações para a implementação completa da solução, a Radix tem apoiado os profissionais envolvidos na operação. Além da implantação da plataforma, a Radix, sempre se posicionando como parceira do cliente, apresentou um workshop sobre as principais metodologias aplicadas ao projeto, com detalhamento sobre os componentes utilizados e resultados obtidos na fase inicial, fazendo uma contextualização aos conceitos de Indústria 4.0 e inteligência artificial. O workshop foi aberto para os colaboradores das empresas e cerca de 30 profissionais participaram, entre equipes de inovação, operação, manutenção, P&D e TI das usinas hidrelétricas envolvidas.