A Radix permanece invicta em sua participação no ranking Great Place to Work (GPTW) desde a sua fundação, há 13 anos. Ocupando mais uma vez o pódio, a empresa ficou em 2º lugar em 2023 e já foi eleita outras seis vezes a melhor empresa do Rio de Janeiro para trabalhar e construir carreira. Ao dobrar de tamanho nos últimos três anos, após um arrojado plano de expansão, esta é a segunda vez que a Radix participa na categoria de empresas de grande porte.
A pesquisa é promovida anualmente pelo Great Place to Work (GPTW) em parceria com o jornal O Globo e ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, e contempla as melhores empresas, divididas entre grande porte, médio porte e pequeno porte.
De acordo com João Chachamovitz, CEO da empresa, o prêmio deste ano chega em um momento de transformações no mercado e reafirma a consistência da cultura e do trabalho desenvolvido ao longo destes anos.
“Ano passado concorremos pela primeira vez na categoria grandes empresas e, estar no topo deste ranking pela segunda vez consecutiva, consolida a Radix como uma empresa que tem acertado nas decisões, tendo as pessoas como foco. Já passamos por muitos momentos desafiadores, sempre nos readaptando para garantir a sustentabilidade do negócio, a excelência das entregas, a inovação e, principalmente, a construção de relacionamento bons e duradouros”, destaca.
A Radix passou por profundo processo de mudanças desde que esteve pela primeira vez no ranking GPTW, ainda com 100 colaboradores, na ocasião. Hoje é uma multinacional com negócios em dezenas de países, que visam resolver os problemas mais complexos e urgentes nas mais variadas áreas, que vão desde o setor energético e de mineração, até infraestrutura. Ao todo, são cinco escritórios no Brasil e Nos Estados Unidos.
Com o crescimento, a empresa se estruturou para se manter como uma das mais desejadas pelos profissionais. Criou programas de educação continuada, como o Universidade Radix e lançou o Radix Everywhere, que possibilita a contratação de talentos em qualquer parte do mundo.
“A Radix mudou muito e muito rapidamente nos últimos três anos, mas, apesar disso, nossa essência permanece a mesma. O que fazemos para continuar sendo, verdadeiramente, um Great Place to Work? A resposta é realmente investir nas pessoas, na capacitação continuada, para que todos possam crescer junto com a empresa. Temos uma comunicação aberta, com transparência e que faz a diferença para que todos tenham liberdade de expor seus pensamentos. Além disso, fomentar a diversidade em todas as dimensões é essencial na construção de equipes que compartilham da mesma cultura e valores da empresa. Ter um time em que as pessoas acreditam no nosso propósito, se sentem realizadas e orgulhosas do que fazem é o que nos move”, completa Chachamovitz.
Com foco na estratégia de continuar crescendo e expandindo para todo o mundo, se tornando uma empresa global e cada vez mais diversa e inclusiva, a Radix acaba de lançar o primeiro processo seletivo afirmativo, com vagas exclusivas para pessoas com deficiência. E, ainda dentro da política de gestão de pessoas, robusteceu programas de saúde física e mental, com foco no bem-estar dos colaboradores, dentro e fora da empresa.
Segundo a Diretora de Gente & Gestão da Radix, Daniella Gallo, o cuidado com as pessoas é uma decisão estratégica na empresa. Os resultados de negócio são gerados através de pessoas felizes e saudáveis, por meio de uma relação de confiança e transparência, e do crescimento mútuo, em um ambiente seguro psicologicamente e diverso em todos os níveis. Estas são marcas importantes da empresa, que a tornam referência na criação destes programas.
“Acreditamos que a empresa tem a missão de cuidar das pessoas de forma ampla, fazendo a diferença na sua qualidade de vida e consequentemente de suas famílias, e assim, da sociedade. Por isso, investimos no desenvolvimento contínuo das pessoas e no incentivo ao cuidado da sua saúde física e mental. Nos importamos de forma genuína e isso acaba sendo sentido por toda equipe; e assim, geramos mais e melhores resultados, nos mais diferentes aspectos. Através da promoção de um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo conseguimos nos conectar mais com as pessoas, conseguindo ampliar o nosso papel para além dos muros da empresa, contribuindo para a transformação da sociedade sendo protagonistas nesse movimento que acreditamos”, destaca.