A Radix, parceira em projeto de PDI ANEEL entre CPFL Energia e ENGIE Brasil Energia , desenvolveu uma solução inovadora que está revolucionando a análise de ocorrências nos centros de operação do setor elétrico.
Com a implementação de tecnologias como reconhecimento de fala, Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (NLP), o tempo de análise foi reduzido em até seis vezes — avaliações que antes levavam mais de duas horas agora podem ser concluídas em apenas 20 minutos.
Essa ferramenta, chamada “Speech-to-Text,” funciona como um assistente virtual. Ela transcreve os áudios das comunicações operacionais para texto, categorizando e organizando informações com precisão.
Antes da implementação, a busca, classificação e interpretação de grandes volumes de informações contidas nos áudios eram processos desafiadores e demorados. Agora, com o uso dessa solução, as empresas têm conseguido acessar os dados de forma mais ágil e estratégica, além de reduzir não conformidades.
A parceria da Radix com as empresas reforça nosso compromisso com a inovação e a aplicação de tecnologia de ponta no setor elétrico, trazendo benefícios concretos para as operações e contribuindo para a transformação digital do setor.
Quer saber mais? Leia aqui a matéria completa no CanalEnergia e aqui a matéria do Brasil Energia e descubra mais detalhes sobre como a tecnologia foi desenvolvida, quais desafios específicos ela ajuda a superar e como está impactando as operações das empresas.