Em 2021, a Radix reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento e evolução da comunidade por meio dos princípios da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). A ambição, que existe desde a formação da empresa em 2010, foi oficialmente estruturada e ganhou seu próprio grupo, voltado especificamente para o desenvolvimento de pautas de DEI.
A empresa acredita em seu papel transformador na sociedade e quer ser protagonista desse movimento. Essa ascensão só é possível a partir da inclusão de pessoas diversas em um ambiente que proporcione sensação de pertencimento, acolhimento e igualdade.
Com o aniversário de um ano da iniciativa, confira algumas das realizações do último ano das quais a empresa se orgulha e agradece o apoio e colaboração de todos os participantes:
- Em setembro de 2021, a representante de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), Natalie Pletsch, chegou à Radix. Ela chegou para apoiar o tema com iniciativas efetivas em uma perspectiva global e integrada.
- Para ajudar na missão de gerar valor humano e um impacto positivo na comunidade, um grupo de colaboradores foram nomeados embaixadores de cada pilar de atuação do programa de DEI.
- Foi reforçado o compromisso com os Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, reafirmando o papel da empresa com a equidade de gênero. Além disso, durante o mês de março, houve uma programação especial pelo Mês da Mulher, com três rodas de conversas que abordaram os temas de Assédio e Microagressões, Violência Doméstica e Carreira.
- A Radix estreitou uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para o treinamento e contratação de colaboradores com transtorno do espectro autista (TEA). A equipe do Ambulatório de Cognição Social da Unifesp é referência mundial no cuidado com pessoas com TEA e a equipe trabalha em prol da qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
- Foi lançado um programa de capacitação em tecnologia 100% gratuito, para oferecer formação técnica gratuita e com acessibilidade digital. O Universidade Radix de Portas Abertas reúne a experiência da Radix como empresa formadora à sua vontade de incentivar a inclusão e diversidade no mercado.
- Durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, aconteceu uma roda de conversa presencial para conversar sobre o tema. O evento aconteceu no escritório da Radix, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de vários colaboradores.
- Também durante o mês do Orgulho, foi divulgada uma série de trabalhos realizados por pessoas da comunidade LGBTQIA+. Em agosto, contou, também, com a presença da primeira executiva trans do Brasil para uma conversa.
- Foi aderido o programa “Meu Emprego Inclusivo”, do governo do estado de São Paulo, para contratação de pessoas com deficiência e treinamento dos líderes e time de recrutamento e seleção.
- Em setembro, para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, os atletas paralímpicos Marcelo Collet e Suzana Schnarndorf foram convidados para um bate-papo sobre a trajetória dos atletas de alto rendimento, os desafios do esporte paralímpico e a inclusão de pessoas com deficiência.
- A primeira roda de conversa do Pilar Gerações aconteceu em outubro. O embaixador Lincoln Bastos convidou Eliane Gremahud Ramos, Adalberto Tavarone Júnior e Marco Tulio Duarte Rodrigues para contarem suas histórias e trajetórias profissionais. O evento proporcionou muitas risadas e reflexões sobre escolhas, acertos e aprendizagens.
- O pilar Global também teve a primeira roda de conversa com a presença da Gabriela Burian e do embaixador Elliot Bell. A roda de conversa contou com a participação de radixers vinculados ao escritório dos Estados Unidos e do Brasil. Foi uma excelente oportunidade para refletir sobre a diversidade em cenários multiculturais.
Durante o ano também foram realizadas diversas outras conversas, contemplando os pilares e contribuindo para o debate. Até o momento, aconteceram 16 encontros! A Radix segue empenhada para transformar cada vez mais a sociedade por meio de suas iniciativas.