Radix brilha na competição BirdCLEF 2022 do Kaggle, alcançando 65º lugar entre 807 times, garantindo medalha de bronze. A plataforma que é líder em aprendizado e competições para cientistas de dados (DS), machine learning (ML) e deep learning (DP) ajudou a monitorar espécies de pássaros em extinção com o uso de deep learning e redes neurais.
Com um viés ecológico, o modelo de projeto da competição deste ano teve o objetivo de monitorar as espécies de pássaros do Havaí. O estado é a capital da extinção mundial, com uma perda de 68% de suas espécies de pássaros nos últimos anos, e os locais de difícil acesso impossibilitam o monitoramento dessas espécies. O modelo de projeto buscou a melhor identificação das aves, através de gravações feitas nas regiões, para que seja possível identificá-los pela vocalização. O responsável pela elaboração do melhor modelo ganha a competição e, além do prêmio, pode ajudar a avançar na ciência da bioacústica para o apoio de pesquisas de proteção às aves havaianas ameaçadas de extinção.
A equipe da Radix passou por diversas etapas, como entendimento do problema, análise de dados, treinamento de centenas de modelos, inferência, ensemble, pós-processamento e seleção da melhor submissão, e conquistou o bronze na competição. O tech lead em ciência de dados da Radix Rafael Levy comentou sobre o processo:
– Essa foi uma competição especialmente desafiadora, com escopo extenso e requisitos altos de criatividade e expertise técnica. A boa colocação final da equipe Radix só foi possível devido à cooperação, comunicação, bom planejamento e divisão eficiente das tarefas.
O evento, patrocinado pelo Cornell Lab of Orninthology, uma unidade da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, possui grande relevância para profissionais e empresas do setor, que podem demonstrar sua expertise e ganhar destaque no mercado. Para os participantes, a competição agrega com muito aprendizado, aplicação prática e envolvimento com um problema de alto nível, colaboração e competição com times de todo o mundo, além de estreitar laços com a comunidade internacional de cientistas de dados.