O mês de março é caracterizado pelas reflexões em torno do Dia das Mulheres, celebrado no dia 8 – uma data repleta de significados históricos, que simboliza a luta permanente das mulheres por respeito e direitos garantidos. Embora tenhamos avançado, ainda há muito a ser feito na condição da mulher na sociedade.
O 8 de março carrega também um viés educativo, relacionado à troca de experiências e conscientização sobre representatividade e equidade de gênero. Este é um pilar importante na cultura da Radix, por isso, para fortalecer essa luta e estar cada vez mais preparada paras os desafios que envolvem a representatividade feminina, a Radix assinou o compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês), da ONU, reafirmando o posicionamento da empresa.
Esses princípios, além de estarem alinhados aos valores e as ações desenvolvidas nas áreas de DEI e ESG da Radix, fornecerão insumos para aprofundar as discussões sobre o tema e aprimorar as políticas de igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. O CEO Chachá comentou a inciativa:
– Ao aderir aos princípios do empoderamento das mulheres, a Radix reforça seu compromisso com a equidade de gênero e ações voltadas não só para o público interno, cadeia de valor e parceiros como também para a comunidade em que está inserida. Reconhecemos os desafios do mercado em que atuamos e estamos cada vez mais empenhados em apoiar as meninas, adolescentes e mulheres na escolha, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional em carreiras de tecnologia, engenharia, ciências e matemáticas. Acreditamos que o suporte da ONU e a troca com outras empresas vai fortalecer e aprimorar as nossas práticas e processos em busca da equidade de gênero. Também esperamos inspirar e contribuir com outras iniciativas, públicas ou privadas, individuais e coletivas nesse tema.
Assim, ao ingressar, a Radix sinaliza o compromisso com essa agenda nos níveis mais altos da liderança e o trabalho colaborativo para promover práticas de negócios que empoderem as mulheres. Isso inclui educação, capacitação e desenvolvimento profissional e ações voltadas para a comunidade e tolerância zero contra assédio sexual no local de trabalho.
Estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são informados por padrões internacionais de direitos humanos e trabalhistas e fundamentados no reconhecimento de que as empresas têm interesse e responsabilidade pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres. Baseados em práticas empresariais bem-sucedidas, eles guiam as corporações a adaptar as políticas existentes ou criar novas com esse objetivo.
Ao assinar os WEPs, a empresa assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas. Essa rede compartilha informações, publica cartilhas e manuais, promove fóruns, eventos e webinars.
Conheça os sete Princípios:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.