A Radix conquistou em 2024 a certificação Net Zero, tornando-se uma das empresas contribuidoras do Programa ISS Neutro, iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que incentiva a compensação de emissões de CO₂ por meio do mercado voluntário de créditos de carbono.
A ação garante a compensação de emissões diretas, principalmente associadas ao consumo de energia elétrica, por meio da aquisição e aposentadoria de créditos de carbono reconhecidos por certificadoras internacionais.
Para o gerente sênior de ESG e Compliance da Radix, Fábio Lopes, essa é uma medida que fortalece a governança e o compromisso da empresa com boas práticas:
“Enquanto uma empresa íntegra, transparente e sustentável, a Radix visa adotar práticas que resultam em impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade que lhe cerca, reforçando suas ações de ESG, e demais iniciativas de boa governança e de integridade. O Programa ISS Neutro é um ótimo exemplo! A partir dele, a Radix ampliará suas medidas de preservação ambiental, inclusive para fins de identificação de riscos e de medidas que garantam nosso desenvolvimento sustentável. Para nós, a preservação do meio ambiente é um assunto sério e relevante, por isso, somos comprometidos com o bom resultado do programa e com a devida redução de consumo de carbono.”
Hoje, a principal fonte de emissão direta da Radix está relacionada ao consumo de energia elétrica na sede do Rio de Janeiro. Para mitigar esse impacto, a empresa já havia aderido à compra de I-RECs (certificados de energia renovável) em parceria com o edifício Passeio Corporate.
Participação estratégica no mercado voluntário
Para atender aos requisitos do Programa ISS Neutro, a Radix contou com o apoio da Greenbridge Alliance, consultoria especializada em práticas sustentáveis e estratégias de ESG. A viabilização da compra e aposentadoria dos créditos foi feita pela plataforma ACX, garantindo rastreabilidade e transparência no processo, com assistência para registro, certificação e aposentadoria dos créditos junto à ONU.
Segundo Andrine Moreira, analista do time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a certificação fortalece o posicionamento da empresa no mercado:
“O modelo proposto pelo programa traz benefícios consideráveis para a empresa como uma global inovadora, como a redução de impostos, benefícios ambientais e estímulos para setores estratégicos. Com tais ações, reforçamos nossa posição de liderança em responsabilidade empresarial, sustentabilidade e inovação. Essa evidência nos estabelece como uma referência incontestável no ramo, atraindo novos parceiros e oportunidades de negócios.”
Sustentabilidade é um compromisso contínuo
Durante a implementação, os critérios técnicos exigiram uma análise detalhada dos termos e da operação. A Radix concluiu com sucesso sua participação em 2024, com a geração e aposentadoria de 302,65 créditos de carbono, cada um avaliado em R$ 40,00, totalizando R$ 12.106,00 — valor que será aplicado como dedução fiscal.
“Participar do ISS Neutro traz diversos benefícios estratégicos para a empresa, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Além de possibilitar a compensação da pegada de carbono, o programa contribui para a imagem corporativa, posicionando a Radix como uma líder em práticas sustentáveis e alinhadas com as metas climáticas globais. A adesão ao programa também promove a conformidade com as normas ambientais do município, ao mesmo tempo em que permite uma gestão mais eficiente dos recursos e impactos ambientais.” reforça Wilton Valente, Coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Radix.
A Radix segue firme em sua trajetória rumo à neutralidade, com ações concretas, parcerias estratégicas e a certeza de que a sustentabilidade é um valor essencial para o futuro dos negócios — e do planeta.