Notícias

Com larga experiência na área de energia, Radix participa de workshop na Epasa sobre uso de inteligência artificial no setor

Equipe de P&D da Radix apresentou etapas e ganhos de projetos desenvolvidos para a Companhia

Evento epasa

Para mostrar como a inteligência artificial pode ser usada para impulsionar os negócios do setor elétrico, a Radix participou de um workshop da Epasa, voltado para líderes e gestores da Companhia. O evento foi on-line e aconteceu no dia 25 de setembro.  

Durante o encontro, especialistas da Radix apresentaram as duas soluções tecnológicas que estamos desenvolvendo para a Epasa, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para otimizar a operação e a manutenção de usinas termelétricas da Epasa, a Radix está criando dois sistemas que usam ciência de dados e inteligência artificial na aplicação de manutenção preditiva e otimização de energia.  

Os dois projetos estão sendo desenvolvidos concomitantemente pela equipe de P&D da Radix, e uma solução servirá como entrada para a outra. Os benefícios e resultados delas envolvem a identificação preditiva de tendências, desvios e falhas, aumentando a eficiência energética e a vida útil de componentes e equipamentos o que, consequentemente, reduz custos de energia e de manutenção de máquinas, além de controlar impactos ambientais. 

– Foi um evento bem bacana, de muito conteúdo sobre Indústria 4.0. Mostramos a implementação das ferramentas para otimizar a operação e predição de falhas nas usinas Termoparaíba e Termonordeste usando inteligência artificial e modelagem de dados – explica o gestor e líder da equipe de P&D ANEEL da Radix, Flávio Loução. 

Trabalhando com projetos de P&D desde 2017, a Radix vem alavancando resultados de grandes clientes do setor de energia ao aplicar boas práticas de gestão, execução, UI (User Interface) e UX (User Experience) e desenvolvimento de softwares que geram produtos comerciais. Caso você tenha interesse em conhecer mais nossas soluções, entre em contato com radixeng@radixeng.com.br.