X!Mes

Solução Radix Engenharia e Software

O X!MES facilita a gestão da produção em todos os seus aspectos: colaboração, planejamento, programação, execução, ontrole e coordenação de toda a rede da cadeia produtiva. Oferece um conjunto abrangente de funcionalidades para suportar e melhorar a gestão de odo o sistema de produção, com facilidade de configuração e customização, além de estar 03 pronto para ser integrado às principais soluções ERP – AP, ORACLE, TOTVS e sistemas de automação, PIMS, LIMS entre outros.

Sistema MES - X!Mes

O X!MES é o único aplicativo que traz uma série completa de ferramentas e funções para melhorar a gestão das operações. Todas essas ferramentas são disponibilizadas aos usuários por uma interface web amigável e intuitiva, repleta de componentes de uso simples e ágil. As ferramentas são distribuídas em diferentes módulos que quando juntos constituem a ferramenta indispensável para gestão da produção. Além dos módulos típicos do X!MES disponíveis, novos módulos específicos e customizados podem ser facilmente agregados ao conjunto de funcionalidades do sistema, se tornando parte da solução X!MES e permitindo seu uso futuro em novos rollouts, não impactando em escalabilidade e replicabilidade do sistema. De maneira resumida, as customizações passam a fazer parte do produto X!MES.

X!MES Core e Módulos do Sistema

As funções do X!MES são construídas em torno de um repositório de aplicabilidades desenvolvidas, divididas em funcionalidades nativas e específicas do negócio ao qual será aplicado. Este é o resultado de anos de experiência e de conhecimento obtidos nos projetos desenvolvidos e na vivência dos profissionais da Radix. Lições que foram incorporadas, permitindo um rápido desenvolvimento de novas funcionalidades e atendendo grande número de diferentes tipos de indústrias e processos. O X!MES possui características que permitem maior escalabilidade, menor custo em rollout, maior flexibilidade e maior padronização do sistema MES.

Gestão de Manutenção

  • O módulo de manutenção está preparado para se integrar com os principais sistemas de gestão da manutenção, por exemplo PM - SAP, Máximo, entre outros. O X!MES possui um módulo de manutenção que realiza o constante monitoramento dos equipamentos de produção, garantindo que estarão sempre operando dentro de suas vidas úteis, sem prejudicar a qualidade da produção. O módulo de manutenção indicará quando o equipamento deve passar por manutenção preventiva ou ainda ser substituído, garantindo uma maior longevidade e eficiência do sistema de produção.

    O módulo de manutenção do X!MES apresenta funcionalidade específica e parametrizável para o apontamentos de paradas, contribuindo decisivamente para aumentar o desempenho de utilização dos equipamentos. O módulo também disponibiliza informações chaves para o cálculo de importantes indicadores de desempenho do sistema como, por exemplo, índices do tipo MTTR, MTBF e OEE.

Gestão de processos

  • O Módulo de gestão de processos do X!MES é um ambiente completo para gerenciamento da produção, além de possuir ferramentas para apontamentos manuais de quantidades produzidas e possuir instrumentos de monitoramento automático do processo, com funcionalidades individuais e gráficas de indicação de situações chaves na operação. O controle da produção é realizado de forma completa, com registro de todos os itens de insumo e matériasprimas consumidas no decorrer da operação do sistema, além do detalhamento do que é devidamente produzido descartado, constituindo uma visão completa do dia a dia do sistema produtivo. O módulo de gestão de processos também implementa um conjunto de funcionalidades que permite o registro de eventuais ocorrências da produção no formato de livro de turno. O livro de turno pode ser facilmente atualizado por cada usuário de operação, mantendo sempre atualizado o conjunto de informações do sistema, para que a produção seja sempre executada com sucesso, atingindo cada vez mais, maiores patamares de produtividade e qualidade.

Gestão da Qualidade

  • O módulo de gestão da qualidade do X!MES fornece um conjunto de funcionalidades altamente eficazes no controle de qualidade da manufatura, fornecendo um ambiente completo de análises customizáveis e de tomada de decisões. O X!MES realizará todo o monitoramento de qualidade de acordo com os padrões estabelecidos por sua empresa. Com interface com os principais sistemas laboratoriais do mercado, o X!MES contribui para uma rápida análise de informações, garantindo sempre um sistema atualizado e em conformidade com os padrões de qualidade.

Rastreabilidade e Genealogia

  • O X!MES fornece um módulo de rastreabilidade da produção, com o qual é possível se ter a visão completa de produtos e matérias-primas intermediários do sistema, interligando-os de forma a constituir a cadeia produtiva. Além disso, disponibiliza um módulo para geração da genealogia completa dos produtos do sistema de produção, no qual toda hierarquia pode ser visualizada de forma ágil e fácil.

Possibilita uma melhoria fundamental na gestão do seu dia a dia, ampliando a capacidade de sua equipe em planejar, executar e coordenar as operações de modo mais eficiente, assim como promover um ambiente de colaboração entre as diversas áreas da rede de produção. A partir do seu uso, serão obtidos resultados como melhores produtos, maior produtividade, menores custos, maiores margens e lucros e clientes fiéis e satisfeitos.

As melhores decisões são tomadas com informações atualizadas do sistema de produção. O X!MES é uma solução MES que fornece uma visão completa das operações, construindo um ambiente sólido para a tomada de decisões e melhoria do processo de produção como um todo.

X!Mes na núvem

O uso de soluções IaaS (Infraestrutura como serviço de TI) vem crescendo no mercado mundial. No Brasil, em especial, as empresas atravessam um momento crítico na busca por competitividade, e a adoção de soluções na Nuvem é uma realidade. Dessa forma, o X!MES, desenvolvido com tecnologia de ponta pode também ter sua implantação realizada na Nuvem. Sendo que para isso devem-se avaliar os requisitos de disponibilidade exigidos para cada cliente de forma a definir a solução adequada. A aplicação na Nuvem pode trazer benefícios ao cliente final, tais como:

Flexibilidade

  • A Nuvem é compatível com diversos sistemas operacionais tais como Windows Server, SUSE Linux Enterprise Server e Red Hat Enterprise Linux Server padrão, gerando flexibilidade e diversas opções de instalação. Além disso, a conexão com a Nuvem pode ser realizada diretamente pela Internet, conexão via datacenter corporativo com segurança usando VPN ou conexão de rede privada e dedicada, proporcionando também flexibilidade.

Segurança física e da informaçãos

  • Em sistemas com infraestrutura local, a empresa deve investir em sistemas antifraude e outras medidas de segurança. Com o sistema na Nuvem, o provedor se encarrega de ter planos de contingência quanto a riscos, rateando os custos da segurança da informação entre os diversos clientes. Desta forma, a implementação pode ser realizada com menores custos e prazos, não dependendo da implantação de uma estrutura local de computação, armazenamento, rede e segurança. (OpEx em vez de CapEx).

Escalabilidade

  • Fazer updates no MES quando ele está na Nuvem é mais simples e barato. Além de tudo isso, a aquisição e a manutenção do MES no modelo software como serviço (SaaS), ou seja, hospedado na Nuvem, apresenta menores custos, uma vez que se paga apenas pelas capacidades de computação, armazenamento e outros recursos que são efetivamente utilizados.

Disponibilidade

  • Ter o sistema sempre em operação é imprescindível de forma a não haver impacto à produção. Em casos de perdas de dados, a Nuvem tem mecanismos de backup online, que permitem uma recuperação rápida e algumas vezes até imperceptível ao usuário.

Benefícios X!Mes

Sistemas Customizados

Redução ou eliminação de apontamentos manuais

Redução do work-in-process (estoque em processo)

Redução/eliminação da troca de papéis entre turnos

Redução dos lead times

Melhoria na qualidade do produto final

Mais ferramentas para a operação

Aperfeiçoamento do processo de planejamento

Aumento do nível de serviço ao cliente

Redução do tempo de ciclo de fabricação em média de 45%

Redução do tempo de entrada de dados, em 75%

  • 2010
  • 2012
  • 2013
  • 2014
  • 2015
  • 20
  • 15
  • 10
  • 5
  • 0
4080
5680
1040
6080
6880
1760
6240
5760
2880
3520
5120
4720
2240
2640
7520