Academics icPatrocínios Acadêmicos

A Radix mantém um estreito relacionamento com o meio acadêmico brasileiro. O objetivo dessa proximidade é retribuir o ensino dado por essas universidades aos seus profissionais, assim como estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, disseminar novos conhecimentos e contribuir para a formação de jovens profissionais mais capacitados, complementando o ensino oferecido nos centros acadêmicos com o conhecimento técnico e prático da empresa.

A Radix está presente em diversas iniciativas acadêmicas realizadas nas principais universidades brasileiras, seja patrocinando equipes de competição, apoiando eventos, ministrando palestras e minicursos, promovendo competições ou apresentando vagas de estágio.

Se você também quer ver a Radix desenvolvendo alguma atividade em parceria com a sua universidade, entre em contato conosco e confira no nosso site os últimos eventos que contaram com a participação da empresa.

Equipes Acadêmicas

Universidades

A Radix está presente nas universidades, ajudando a viabilizar eventos acadêmicos – muitas vezes organizados por iniciativa dos próprios alunos – e complementando o ensino oferecido na universidade com o nosso conhecimento técnico e prático.

UFSC
USP
UFU
PUC-RJ
UnB
ITA
IME
UFRJ
UFLA
UFPB
Unileste
UFES
UniBH
IFRJ

Em 2010 a Radix lançou uma competição que agitou a Rio Oil&Gas daquele ano e que foi repetida em muitos eventos técnicos e acadêmicos dos quais a empresa participou.

O Quix é o quiz da Radix,quiz uma competição de perguntas e respostas sobre sustentabilidade, energias renováveis, meio ambiente, petróleo e gás e outros assuntos do gênero. No Quix, os estudantes formam duplas para juntos tentarem responder as perguntas elaboradas pela Radix em um curto espaço de tempo. As perguntas têm graus de dificuldade e pontuações diferentes e a dupla que soma mais pontos ganha como premiação brindes da Radix, livros técnicos e possibilidade de estágio na empresa.

Desde a 1ª edição, o Quix se mostrou uma importante ferramenta de recrutamento e seleção

Concursos

A inovação também está muito presente no relacionamento da Radix com as universidades. Além do Quix, e do patrocínio às equipes universitárias, a empresa já promoveu concursos entre alunos universitários, nos quais o maior prêmio é participar de um grande evento técnico com as despesas pagas pela Radix. Em 2011, por exemplo, realizamos duas edições deste concurso, que foram: “Óleo&Gás: usando a tecnologia a favor do ser humano” - que levou dois alunos da UFPE para a OTC Houston, nos Estados Unidos - e “Eficiência Energética na Indústria Offshore”, que possibilitou que dois alunos da UFSC e dois da UNIVASF participassem da OTC Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro. Nestes concursos, alguns dos estudantes envolvidos foram convidados a estagiar na empresa, foram contratados e trabalham até hoje na Radix.

Sustentabilidade Radix

Com o intuito de transformar em realidade as ideias criativas, inovadoras e sustentáveis de universitários, a Radix construiu o programa Sustentabilidade Radix. Voltado para universitários, professores, pesquisadores e técnicos, o programa busca ser um agente de mudança, atuando na gestão de recursos hídricos, sólidos, eficiência energética e na recuperação do Vale do Rio Doce.

Com o programa, estudantes e/ou profissionais de instituições de ensino e/ou pesquisa de todo o Brasil têm a chance de enviar seus projetos na área de sustentabilidade para a avaliação da empresa e, com isso, têm a chance de verem suas ideias se tornarem realidade.

Desde seu lançamento, foram abertos dois editais do programa. A primeira edição do Sustentabilidade Radix foi lançada em meados de 2015 e contou com mais de 25 projetos de todo o país com foco em Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Recursos Sólidos e Eficiência Energética.

A 2ª edição do programa de Sustentabilidade Radix teve como foco o maior desastre ambiental do país: o rompimento das barragens de Mariana na região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Com o acidente, a Radix lançou um edital especial com foco na recuperação da região, o Sustentabilidade Radix Vale do Rio Doce. Nesta edição, o foco era incentivar – com apoio técnico e/ou financeiro – ideias voltadas para a recuperação da região e vítimas e analisar o impacto do vazamento.