Notícias

Radix Talk+ debate a influência da tecnologia no trabalho remoto

Especialistas da Microsoft, Vale, Braskem e Radix participaram do evento

7  ferramentas tecnol%c3%b3gicas novas aliadas do trabalho remoto 7ª edição do Radix Talk+

O home office se tornou uma necessidade e, para debater esse novo modelo de trabalho, a Radix promoveu um Radix Talk+ com o seguinte tema: “Ferramentas Tecnológicas: novas aliadas do trabalho remoto”. O evento aconteceu no dia 20 de agosto e reuniu especialistas da Microsoft, Vale, Braskem e Radix no canal da Radix no Youtube.

Ana Hofmann (Digital Transformation Partnership Lead da Microsoft), Gustavo Vieira (CIO da Vale), Guilherme Baeta (Chief Digital Officer da Braskem) e João Chachamovitz (CEO da Radix) contaram como têm aplicado tecnologia nas novas rotinas de trabalho e qual o impacto da pandemia de Covid-19 nos negócios. O diretor da Radix, Flavio Waltz, foi o mediador do bate-papo. 

Há anos no mercado, a Microsoft é referência em transformação digital. Para falar sobre os novos fluxos de trabalho, Ana comentou sobre o modelo de gestão da empresa, que precisou se reinventar:

- Tínhamos nossos processos bem definidos e tivemos que remodelar o nosso processo de gestão e como tratamos as pessoas que trabalham conosco. Nos tornamos mais orgânicos, passamos a trabalhar mais horizontalmente e repensamos os comportamentos que queríamos na nossa organização. O funcionário passou a ser medido pelo quanto ele está aprendendo e colaborando com o que sabe, e o líder passou a potencializar a discussão do problema, sendo um coach, conhecendo o seu time e apontando melhorias para desenvolvê-lo. Só que, fazer isso sem ter o olho no olho, potencializa esse desafio.

Chachamovitz contribuiu com sua visão, trazendo a Radix como exemplo:

- Na Radix, estamos vivendo também uma transformação cultural, e não só uma transformação digital. Em um primeiro momento, trabalhar remoto funcionou muito bem. Mas a minha sensação é que não dá para garantir que isso vá funcionar sempre. Temos que encontrar um modelo adequado para a nossa companhia e nossos negócios, pensando em produtividade e em entregar da melhor maneira possível. Sinto falto das colisões criativas, que acontecia quando encontrávamos alguém no corredor tomando um café, começávamos a conversar e surgiam ideias diferentes. Por isso, a nossa visão é que vamos adotar um modelo híbrido.

E como gerar mais senso de pertencimento e espírito de equipe neste momento? Foi justamente isso que Vieira tentou responder:

- Acredito que temos contato com mais pessoas hoje, graças à tecnologia. O ponto chave para manter a cultura da empresa é usar a tecnologia a favor dessa conexão, com muita conversa e empoderamento de equipes. Por exemplo, antigamente, muitas pessoas ficavam com vergonha de falar em uma reunião com diretores. Agora, com a câmera desligada, elas se expõem mais. Precisamos usufruir disso.

Waltz complementou e falou sobre a sala de descompressão virtual da Radix, criada para integrar equipes, diminuir esse distanciamento social e ainda melhorar a rotina de trabalho:

– Uma alternativa da socialização é a sala de descompressão da Radix. Já tivemos bate-papo sobre saúde mental em tempos de isolamento social, dicas de finanças pessoais, pocket-show de colaboradores e ginástica laboral. Eu, por exemplo, dei uma aula introdutória de taekwondo, e foi uma experiência muito bacana – afirmou Waltz, que também é mestre e faixa preta em taekwondo.

Já Baeta analisou os pontos positivos e negativos e o impacto nos negócios e na sociedade:

- Ninguém está pronto e todos podem e devem aprender, e o momento atual tem que servir de lições aprendidas. O modelo de trabalho agora é focado no resultado, e a tecnologia é o suporte. A pandemia mostrou, da pior forma possível, que ou as empresas aprendem ou elas morrem. Mas ela também trouxe mais colaboração e simplificou muitas atividades. A pandemia quebrou vários paradigmas.

O Radix Talk+ tem o objetivo de ser uma troca contínua sobre assuntos de tecnologia e de metodologias que estão em alta no mercado. O evento on-line engloba diferentes formatos de discussão, como workshops, mesas-redondas e webinars. Se você quiser ver a gravação do evento, confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JwW3wBdMRNQ

Frequentemente a Radix promove eventos, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências. Acompanhe nossas redes sociais para acompanhar e participar.