Notícias

Ic back

24Out

Projeto da Radix ganha prêmio por práticas inovadoras

Solução usa Business Intelligence (BI) e gerou diversos ganhos para o cliente, como redução de tempo de trabalho​

Bi site

​A Radix desenvolveu um projeto para a CPFL Soluções, empresa que oferta soluções integradas de energia (gestão e comercialização de energia, eficiência energética e infraestrutura e serviços), que recebeu o prêmio "Management Innovation" da StateGrid, acionista majoritária do grupo CPFL e maior empresa de energia do mundo, na categoria de Inovação em Gerenciamento mais Prático. A solução usa Business Intelligence (BI) e concorreu com projetos do mundo inteiro, de outras empresas do grupo da StateGrid. A premiação é oferecida às empresas que se destacam por práticas inovadoras e aconteceu este ano na China.​​

O projeto premiado foi desenvolvido para a Diretoria de Regulação e Inteligência de Mercado dos negócios não regulados da CPFL Energia. Na solução, foi usado BI para tratar e unificar dados da prospecção de mercado, incluindo oportunidade de negócio, novos clientes e migrações do mercado cativo para o mercado livre. A plataforma também traz dados da comercialização, como receitas de contrato, valores de compra e venda de energia, contratos próximos do término e diversos outros indicadores relevantes para a gerência comercial.

Os dados são tratados e disponibilizados em um datalake. As informações são monitoradas através de gráficos, indicadores, tendências e tabelas, agrupados e organizados em dashboards, e fornecem insumo para a tomada de decisão em qualquer lugar e a qualquer hora, podendo ser acessadas, inclusive, a partir de smartphones e tablets.

No processo anterior, os analistas usavam boa parte do tempo para tratar os dados e montar relatórios rotineiros, sobrando pouco tempo para fazer análises mais profundas das informações obtidas. Além disso, não era possível analisar de forma mais completa por limitações de tamanho das bases de dados.

– A construção de uma ferramenta de BI é o primeiro passo para que a plataforma de Data Analytics consiga gerar, automaticamente, insights e diagnósticos sobre a atuação da empresa no mercado de energia. Por isso, foi proposta a implementação de uma plataforma de BI que facilitaria o processo, automatizando esse tratamento dos dados (independentemente do tamanho das bases) e também proporcionando uma forma rápida de visualização das informações – explica o coordenador de projetos da Radix que esteve à frente dessa solução, Ranielly Coelho.

A implementação da ferramenta de BI para a CPFL gerou resultados imediatos, tangíveis e intangíveis, como a facilidade para obter diversas informações atualizadas de forma instantânea, sem a necessidade de aguardar pela coleta de dados e geração manual. O BI trouxe também a garantia da integridade dos dados, já que eliminou o tratamento manual, e permitiu a visualização de uma gama maior de dados, antes limitada pela capacidade das planilhas.

Além disso, a solução reduziu o tempo gasto com o tratamento de dados por cada analista. Segundo medições feitas no fim do projeto, com o funcionamento da plataforma serão economizadas 92 horas semanais de toda a equipe.

A Radix se orgulha dessa conquista e parabeniza os radixianos Thiago Tesch, Ranielly Coelho, Júlia Delgado e Vinícius Aparecido, os consultores Eric Alarcon e Wagner Morgão e todos os outros colaboradores que estiveram envolvidos de alguma forma no projeto. Contar com profissionais antenados às tendências do mercado e capacitados para combinar diferentes tecnologias são fatores que permitem realizar entregas bem-sucedidas como essa.

Quer saber como a Radix pode ajudar a impulsionar o seu negócio? Mande um e-mail para radixeng@radixeng.com.br.

 

Equipes da Radix e da CPFL envolvidas no projeto