Notícias

Ic back

11Fev

Radix participa de um dos mais importantes congressos internacionais do setor de distribuição de energia

Projeto desenvolvido em machine learning aplicado a deslocamentos improcedentes será apresentado

Distributech Radix marca presença na Distributech 2019

A Radix esteve presente em uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas ao setor de energia, a Distributech 2019, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de fevereiro e, no último dia do evento, o cientista de dados da Radix, Raul Sena, apresentou um projeto da empresa desenvolvido para um cliente do ramo de geração e distribuição de energia elétrica. A conferência teve a presença de mais de 500 companhias e milhares de pessoas.

O foco​ do projeto é machine learning aplicado a deslocamentos improcedentes no atendimento às solicitações de serviços emergenciais. De acordo com Sena, o sistema desenvolvido pela Radix coleta as informações dos chamados abertos pelos clientes e mostra se as emergências são ou não improcedentes, ou seja, se elas são da competência da empresa.

– Se um cliente informar à empresa de distribuição de energia que está sem luz, uma equipe de manutenção é encaminhada até o local para descobrir a causa do problema e resolvê-lo. Caso, por exemplo, o motivo for a queda de uma árvore, o chamado será improcedente, porque quem cuida desse serviço é a prefeitura – explica ele. – Isso gera um deslocamento desnecessário da equipe de manutenção e, consequentemente, um gasto de combustível e de tempo.

As geradoras e distribuidoras de energia arcam, assim, com um prejuízo de milhões de reais por ano somente fazendo deslocamentos improcedentes no atendimento às solicitações de serviços emergenciais. O sistema desenvolvido pela Radix é capaz de detectar corretamente cerca de 80% dos casos, reduzindo significativamente os gastos e melhorando a logística dos atendimentos. ​